"O agente secreto" já é a estreia mais esperada no Brasil. Vamos torcer pra mais um Oscar?
Aqui Denise Correa, uma das 'Bacanérrimas" (podcast que tem sua primeira temporada publicada na podosfera, com três cinéfilas - incluindo a Helena Santos, também da LOCs). Eu, por enquanto, sou a única que pinga com textos na newsletter lá no Substack (já assinou? É grátis!) e que reproduz alguns desses escritos por aqui. É que eu amo escrever, comunicar. E também AMO a produção do Kleber Mendonça Filho e a obra do Wagner Moura...

O diretor Kleber Mendonça Filho e Wagner Moura conversam nos bastidores de 'O agente secreto' — Foto: Divulgação
A notícia não é recente, e eu não tenho compromisso nenhum com o factual aqui nesse endereço. Pronto, falei. Se você aí que me lê e acompanha achava que eu tinha/tenho que publicar ou comentar fatos e acontecimentos “quentinhos”, esquece. Como não tenho patrocinadores, essa newsletter é gratuita e o meu compromisso com essa ansiedade louca de publicar correndo o que acabou de ser notícia é ZERO. O que eu quero mesmo é conversar com você, comentar, dar opiniões, trocar. Isso pra mim vale mais. Sim, sou jornalista, me formei na Metodista em 1987. E por isso mesmo, não me prendo a estereótipos de que é preciso correr pra publicar tudo o que está fresquinho. Sim, há jornais, programas, que se propõem a isso e eu agradeço, pois os acompanho. Mas aqui não. Aqui o espaço é livre pra papear. OK?
Dito tudo isso, vamos ao que interessa: “O agente secreto” vai concorrer a concorrer ao próximo Oscar. E tem tudo pra levar a indicação, pois o que faz a diferença lá com o pessoal da Academia de Hollywood é a divulgação nos EUA, a exibição do filme pra todos eles, o lançamento nas salas americanas… Ou seja, uma boa distribuição, um bom marketing internacional. Investimento. E acho que, assim como “Ainda estou aqui”, o nosso agente também vai ter tudo isso e muito mais. É só torcer e aguardar.
O teaser e o trailer são brilhantes. Dá até coceira pra assistir logo. Mas vamos ter que esperar até 6 de novembro… Haja coração. rs
E que trilha é essa, minha gente?!!! Demorei pra descobrir… primeiro recorri à IA, depois fui ao velho e bom app Shazam. E consegui: “Guerra e pace, pollo e brace”, de Enio Morricone. Fala sério?? Que luxo essa música. Traduzindo literalmente, seria “Guerra e paz, frango e brasa”… mais ou menos isso. A história é a seguinte: essa música está no álbum do brilhante compositor italiano chamado “Morricone Segreto Songbook (1962-1973). As vozes em coro da música são descritas assim na playlist: “le voci bianche di Renata Cortiglioni”. Apesar de tentar, não consegui encontrar uma história dessa música, até pra gente entender melhor a letra, o título. Enfim… vamos só mesmo relembrar quem foi o gênio que a compôs. Mais um resuminho feito pela IA do Google, só pra não perder tempo com o óbvio: Ennio Morricone (1928-2020) foi um renomado compositor, arranjador e maestro italiano, conhecido pelas suas mais de 400 trilhas sonoras para cinema e televisão e mais de 100 obras clássicas. Ele tornou-se um ícone com as partituras para os filmes de western spaghetti de Sergio Leone, como "Por Um Punhado de Dólares" (1964), e também compôs para outros géneros, incluindo terror, drama e ficção científica. Morricone recebeu numerosos prémios, incluindo um Oscar honorário em 2007 e um Oscar competitivo por "Os Oito Odiados" em 2016.
Agora eu, Denise, falando: o que foi a trilha de “Cinema Paradiso” de Giuseppe Tornatore, filme que venceu o Oscar em 1989 de Filme estrangeiro. Minha gente… Só de lembrar, arrepio. “Nuovo Cinema Paradiso” venceu o prêmio BAFTA de Melhor música para filme em 1990. Deveria ter vencido todos os prêmios, é maravilhosa, né?
Mas vamos ao agente e à trilha do trailer e teaser….
Pra chegar a cobiçada lista de 5 indicados a Melhor Filme Estrangeiro, o “nosso” filme estará numa lista maior com 15 títulos que terão recebido o maior número de votos dos membros da Academia de Hollywood. E eles só vão escolher os títulos que quiseram assistir, com base na divulgação e lançamento nas salas. Depois dessa primeira rodada de votação, saem esses 15 finalistas em dezembro desse ano. Aí vem a segunda etapa, quando, novamente, os membros são convidados a assistir os selecionados. Os cinco mais bem votados desses 15 são indicados para concorrer a estatueta da categoria de filme internacional. Fortes emoções até lá.
Bom, dito tudo isso… só nos resta aguardar até 6 de novembro. E fazer como eu faço: conferir o Instagram do Kleber e do Wagner pra ir vendo como estão se preparando. "O Agente Secreto" está em plena agenda internacional de exibições, com o Festival de Toronto e em Zurique para breve, onde o Wagner será homenageado. Palmas pra eles.
Fechando, compartilho o link da música do trailer:
https://open.spotify.com/intl-pt/track/4CikhurSvIAPkMF2o3LNEv?si=74e17154d2ed4ed3
Bjs,
Denise Correa.